segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Discos que mudaram minha vida - Parte IV

Estamos aqui, mais uma vez com os discos que fizeram minha história, continuo com a árdua e prazerosa tarefa a seguir:
31.      Guns n’ Roses – Apetitte for Destruction:

Do Guns não tem como escolher outro disco. Quebrou estruturas mesmo, mudou toda uma geração. Junto com o disco do Nirvana são clássicos dos 90. Appetitte for Destruction mostrou como se faz rock com pulsação, sangue, suor, álcool e raça (e umas "coisinhas" mais). Todos foram influenciados pelo Guns depois disso. O Rock voltou a ter solos de guitarra com musicalidade.

32.      Red Hot Chili Peppers – Mother’s Milk:

O Red Hot demorou para estourar no Brasil (e no mundo). e tanbém desconstruiu o hard rock mesclando-o com o funk. Os pirados saltitantes liderados pelo Flea já conquistaram seu lugar na História. Porém, antes do disco que os projetou, o pesado "Blood Sugar Sex Magic", eles tinham lançado sua obra-prima. Desfiador! Novo! Criativo! Diferente! Não tem como deixar de atruibuir 5 estrelas ao espetacular "Mother's Milk".

33.      Bauhaus – Mask:

O Brasil estava separado do mundo pelo boqueio das importações. Ninguém tinha noção da revolução musical que acontecendo na Inglaterra. Asisti na época a um filme chamado "Fome de Viver" com David Bowie e Catherine Deneuve e dirigido por Tony Scott (nada menos do que irmão de Ridley Scott). A abertura mostrava uma banda muito inovadora. Eu nunca tinha visto nada parecido. Decadas se passaram e o Bauhaus continua uma das bandas mais criativas que conheço. Mask é a porrada mais forte da banda!

34.      The Clash – London Calling:

Voltando um pouco no tempo... a música sofreu uma revolução no meio dos anos 70. Atualmente estou re-pesquisando esta banda que foi importantíssima influenciando toda uma geração. Atualmente até a primeira dama Carla Bruni se confessou fã dos caras. Ou seja, o Clash conquista qualquer um que goste de música criativa, independentemente de preferência por gênero. London Calling misturou ska, reggae, pop, funk, punk e este coquetel de estilos é a grande obra-prima deles.

35.      Midnight Oil – Diesel and Dust:

Bem mais tarde saiu no Brasil um disco de uma banda australiana que já era antiga - e por isso está listada aqui antes de outras que também são importantes. Aqui o Midnight Oil estourou com um disco tardio, mas igualmente relevante... Diesel and Dust tem belas melodias e o vocal esquizofrênico do Peter Garret, sempre carismático, no comando da banda...

36.      Simple Minds – Once Upon a Time:

Simple Minds foi outra banda que tinha uma carreira respeitável antes de estourar no Brasil. Como acontece às vezes, a moda alcançou esta genial banda escocesa. Por um acaso, chegaram aqui na hora certa. Seu melhor disco é o álbum "Once Upon a Time". Em seguida fariam o superhit "Don't You Forget About Me" (que não entrou no álbum). É praticamente impossível melhorar esse disco. Somente se "Don't you.." estivesse nele.

37.      U2 – The Unforgettable Fire:

Meados de 1985.O Rock in Rio I tinha abalado totalmente as estruturas do Brasil. As fronteiras foram abertas...porém o planeta também abria seus braços para uma nova concepção política - amparar os países do 3º mundo e influir nas ditaduras africanas. A paz e o amor deveriam vencer novamente. Com um protesto ao massacre dos cristãos pelos protestantes na Irlanda (Sunday Bloody Sunday) uma banda se insurge e, em pleno Live Aid, apresenta ao mundo um novo estilo de música e comportamento. Os próximos 10 anos seriam banhados pelo estilo neo-psicodélico e até hoje o U2 mantém hasteada a bandeira de uma das maiores bandas do mundo. Naquela época estava sendo lançado “The Unforgettable Fire” – disco que me marcou pela beleza das melodias, especialmente a faixa-título, “Bad” e “Pride (In the Name of Love)". Impossível para quem viveu esta época não se emocionar quando Bono a dedica a Martin Luther King....perfeito! Sem falar na belíssima capa.


38. INXS – Listen Like Thieves:


INXS sempre foi uma banda que curti muito. Estilo próprio, pop bem tocado, baixo e bateria com alto entrosamento, proposta original e, principalmente, um grande vocalista. Michael Hutchence não só tem uma grande voz, mas uma presença de palco que não deixa niguém parado. O melhor disco na minha opinião é o anterior ao "Kick". "Listen Like Thieves" é original, Pop, Adulto e o mais importante: maduro. O INXS estava pronto para atingir o mundo!

39. Duran Duran – Arena:




Ok entendo que hoje, após a retomada do Heavy - com Metallica e Pantera, o new wave perdeu a força, mas, prá quem curtiu aquela época, era impossível não se emocionar ao ouvir o álbum ao vivo do Duran Duran - Arena. Ótimo disco que antecedeu ao lançamento do VHS no Brasil - na época em que não era possível comprar as fitas, só alugá-las. Duran Duran, junto com o visionário diretor de clips Russel Mulcahy (que dirigiu o filme "Highlander") criou toda uma concepção artísitca que extrapolava a simples música. Os videoclips estvam virando uma forma de arte.

40 R.E.M. – Fables of the Reconstruction of the Fables...:





Ao retornar das minhas férias em Floripa - cheguei em Sanra Maria e, pela primeira vez em minha vida, não fui para nossa casa antiga, pois, a havíamos vendido. Cheguei e fui prá noite. No outro dia quando acordei - meu irmão estava ouvindo um disco de manhã. Os intervalos dissonantes, estranhos, conflitantes, mas ao mesmo tempo libertos das formas musicais conhecidas, encheram minha cabeça com uma nova concepção sonora. Compus, anos mais tarde uma música inspirada em "Feeling Gravity's Pull" do R.E.M (do álbum "Fables of the Reconstruction" - ou "Reconstruction of the Fables"). Desde esse dia a banda entrou na miinha lista de favoritas..

Nenhum comentário:

Postar um comentário