domingo, 9 de março de 2014

CARRUAGENS DE FOGO: Hugh Hudson dirige com precisão e elegância uma História de determinação, fé e princípios.


Uma das coisas mais importantes para quem busca o conhecimento é a flexibilidade. Explico: é a capacidade de rever seus conceitos e não se deixar levar por preconceitos. Porque começo este comentário desta forma? Simples, assisti "Carruagens de Fogo" na época de seu lançamento e detestei! Porém, lá no fundo eu sempre soube que com 14 anos eu não tinha "maturidade" para assistir tal filme (outro filme que pretendo ver em breve é "Conduzindo Miss Daisy"). Bem, o tempo passou, aprendi muito sobre Cinema e acabo de Rever "Carruagens de Fogo" e minha opinião mudou - e muito! 

O filme é de uma elegância fora do comum e trata das competições olímpicas de maratona como reflexo das diferenças e preconceitos sociais nas Universidades do Reino Unido. É uma história que tem a determinação dos atletas, de seus princípios e da fá que os move às conquistas. O excelente diretor Hugh Hudson (que mais tarde faria "Greystoke - a lenda de Tarzan" - outro filme que pretendo rever) tinha nas mãos material para carregar no sentimentalismo e produzir um "Rocky, um Lutador" britânico - caso não fosse o homem culto e profundo conhecedor da alma humana que é. Hudson diz ter tido ajuda do genial diretor Lindsey Anderson - que faz um dos diretores da universidade no filme. E com certeza aprendeu muito, pois, o que se vê na tela é um elenco espetacular liderado pelos dois jovens Ben Cross e Ian Charleson. 

Impecavelmente emocionante (sem ser piegas) e com fotografia, direção de arte e figurinos de impressionar o filme é belíssimo e mesmo com ritmo lento mantém a tensão até o fim! As cenas de corrida são maravilhosas - a velocidade de frames - quase todas em câmara lenta - são algumas das mais memoráveis em termos de registro de esportes no Cinema, e o uso do som - silêncios antecipando as corridas e som de torcida logo após o disparo do tiro, demonstrando a tensão e concentração dos atletas - conferem a esta obra-prima um status superior. Cinema de adultos! Coisa de gente grande. 

Enfim, mesmo sem qualquer apelação sentimentalista - apenas destacando a paixão pelas corridas, pela disputa nos atletas e sua luta pela vida numa sociedade conservadora e elitista, na qual os valores éticos são testados atá a medula - me peguei emocionadíssimo no final. Claro que o responsável por muito disto é o compositor de um dos temas musicais mais conhecidos e maravilhosos da História do Cinema - o gênio Vangelis, cuja maestria é essencial para nos transportar ao clima da época e fazer ressurgir a paixão no coração e a vontade de vencer! "Carruagens de Fogo" é genial e, conforme citado na introdução, lembra de homens com asas nos pés e com certeza leva o espectador a ter asas no coração e até mesmo na alma! Maravilhoso! Nota 10,0!


Nenhum comentário:

Postar um comentário