sexta-feira, 14 de março de 2014

VOZES INOCENTES: Drama pesado expõe ditadura em relato verídico de uma infância ausente.

Pesado, chocante, brutal, violentíssimo, poético, belíssimo, melancólico, artístico, denunciador....será que todos estes adjetivos podem coexistir em uma mesma obra? A resposta é SIM! "Vozes Inocentes". Fortíssimo e deprimente relato pelos olhos de uma criança de uma fase do período de guerra civil em Salvador. 
O filme é primorosamente realizado - o diretor mexicano Luis Mandoki dirige com maestria e com belíssimas imagens este drama do menino Chava que tem que viver com a mãe e os irmãos numa vila que fica no meio da guerra entre os rebeldes e o exército - este sequestra crianças para torná-los militares e criva o lugarejo de tiros todos os dias. 
Em plena aula, missa, almoço, janta...as balas perdidas não perdoam mulheres, crianças, inocentes...é uma situação de desespero total - e em meio a esta loucura o pequeno protagonista ainda arruma tempo para brincar com seu ônibus imaginário, namorar uma amiguinha e escutar música no rádio para escapar da violenta realidade. 

De rolar lágrimas nos olhos a todo momento (em especial na última meia-hora que me deixou arrasado) e com imagens lindíssimas e carregadas de significado "Vozes Inocentes" é um espetáculo quase documental. 


Depois de observar este exemplo de extrema barbárie humana e extasiado com a eficiente direção de Mandoki fui me informar sobre este mestre da narrativa e vi que ele tem muitos títulos com os quais me deparei nas locadoras constamentemente e nunca assisti - ou seja - é um exímio profissional com grande currículo! 

Bem, agora vou partir para ver outras obras deste espetacular cineasta - se forem como "Vozes Inocentes" tenho muita coisa pela frente - é comprar várias caixas de lenços de papel e secar as lágrimas vendo quão estpupida é a humanidade mesmo com os herois que surgem para contestar o sistema. Nota 10,0!  



Nenhum comentário:

Postar um comentário