domingo, 23 de fevereiro de 2014

ROBOCOP: José Padilha ensina Hollywood como fazer um filme de ação com personagens reais e conteúdo!


Lembro que fui um dos primeiros que contestou bastante essa refilmagem - falei direto que não ia gostar - e que o Robocop original era insuperável. Eu jamais aceitaria um Robocop "digital" com efeitos em computação! O único ponto positivo - José Padilha - que considero um Grande diretor! Mesmo!
Bem, fui ver a nova versão e...............gente Robocop é excelente!!! (o comentário será reduzido para evitar spoilers) Começa parecido com o primeiro, mas conforme o filme rola a história se revela bem mais profunda! A política é mais trabalhada na história e, se no primeiro a corrupção já é um elemento da realidade logo de cara, aqui ela se agrava em decorrência da decisões políticas dos personagens no roteiro (que aliás é muito bem escrito - e menos preso à forma tradicional do que o primeiro!).
Na nova versão os personagens são bem mais reais, os atores são excelentes (tá...é difícil superar a bandidagem do primeiro – são ótimos) mas as personagens são bem mais tridimensionais e pasmem: até Michael Keaton entrega uma atuação ótima (só em alguns momentos ele “Jimcarreya” - novo verbo)! Gary Oldman está perfeito e o novo Murphy - Joel Kinneman está muito bem!
O que mais me chamou a atenção é o foco do roteiro na pesquisa científica do novo Robocop - os estudos da equipe são bem profundos e a psique do robô é trabalhada mais a fundo!
Padilha dá um banho no Cinema americano! Foi para lá jogar o jogo deles, nas regras deles, no campinho deles e com a bola deles - e mostrou como fazer Cinema - com conteúdo - coisa esquecida desde o final dos anos 70! Se o necessário para melhorar uma máquina é colocar um ser humano lá dentro - então tá - o nosso Brasileiro entrou na máquina assumiu o controle! A estrutura os estúdios têm - a direção do Padilha só melhorou! 
O Robocop de 87 pode ser insuperável. Faz parte da época. Mas o novo é mais real, e mais humano. Diferentemente das "idiotices" que tenho visto - como "O Ataque" de Roland Emmerich, Duros de Matar e essas porcarias como Red - Aposentados e perigosos e Mercenários, a direção de Padilha se destaca pela inteligência.  Padilha é como Aristóteles numa colônia de cupins. Se o  brasileiro bateu de igual para igual com os de lá - mesmo o Robocop original tendo sido uma obra-prima de filmes de ação - pra mim é vitória nossa! 2 X 1 pra nós! Adorei. O novo Robocop só não ganha 10,0 porque ainda tem ideologia imperialista envolvida - mesmo que Padilha a mostre de forma tão debochada! Nota 9,0! Genial!     


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário