sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Nosso Amor de Ontem - Belíssimo drama de amor reflete o Macarthismo com direção impecável de Sydney Pollak e intrepretações ótimas de Redford e Streisand




NOSSO AMOR DE ONTEM: Pronto galera! Mais uma lacuna na minha cultura cinematográfica foi preenchida. Até hoje eu não havia assistido "Nosso Amor de Ontem" de Sydney Pollak e com Robert Redford e Barbara Streisand. O que dizer de um filme da época que mais gosto do Cinema americano (anos 70)? Todo aquele clima, paixões, movimentos estudantis, consciência política (e a história se passa em pleno Macarthismo), a estética da época...simplesmente apaixonante. 

Como não se deixar levar pela linda paixão do casal que mesmo sendo extremos opostos busca aproximação por meio do amor. A química entre Refdord e Streisand (ambos no auge de suas interpretações) funciona muito. O elenco de apoio é maravilhoso (James Woods está genial). E a direção de Pollak não só é tecnicamente perfeita como em termos de ritmo e da condução das cenas é de tirar o chapéu! 

As vidas do universitário-oficial da Marinha (Redford) e da militante anti-fascismo (Streisand) se cruzam se chocam entre a leveza e ao mesmo tempo razão dele que se opõem à fúria e infelixibilidade de princípios dela. Esse fogo, essa tormenta, esse furação que comanda os dois perturba a vida de todos até o final (que não vou contar mesmo! tem que assistir). Filme de Amor sério, com "A" maiúsculo e de grande significação social, "Nosso Amor de Ontem" é um primor em termos de cinema dos anos 70 - década que foi marcado por obras-primas como "Um Estranho No Ninho", "Todos os Homens do Presidente", "Um dia de cão" e muitas outras pérolas do cinema americano! 

Com imenso prazer me transportei de novo para minha década favorita e me deliciei com as belíssimas cenas do filme - em especial quando a personagem de Streisand (indicada ao Oscar) dorme com seu amado bêbado e chora percebendo que ele não sabe em que cama está - e a genial cena da discussão após uma agressao sofrida por Redford num protesto. Maravilhoso - e ainda conta com a lindíssima música-título (conhecidíssima) vencedora do Oscar.  Belíssimo! Cinema da melhor qualidade! Nota 9,0! (perde um pouquinho o ritmo no meio)


Nenhum comentário:

Postar um comentário